domingo, 23 de março de 2014

Livro: A Culpa é das Estrelas

Alô, alô, galera! Bem, depois de tanto falar sobre livros infanto-juvenis e até de um filme for kids (=p), decidi postar sobre um YA (pra quem não sabe: jovem adulto (young adult). Lê-se: uáiêi). Trata-se de um best-seller meio velhinho (cerca de dois anos) que está prestes a ganhar um filme, a ser lançado em meados deste ano. Sim, é ele. O livro A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, no original), do especialista em YA's, John Green!!



Bom, a trama do livro é bem simples: Um romance entre um casal de adolescentes com câncer. Hazel Grace é uma garota de 16 anos portadora de um câncer no pulmão. Ela frequenta um... (não sei o nome disso) um tipo de centro na qual acontecem reuniões entre portadores de doenças... Como isso acontece numa igreja, eles chamam o lugar de Coração de Jesus (de Cristo, de Deus, não me lembro direito, rsrs). É lá que ela conhece Augustus Waters, vulgo Gus. Bem, não entendi direito a doença do Gus, mas parece que é algum tipo de tumor nos ossos (tumor nos ossos??? Nem sei se isso é possível, rsrs. Acho que não... Desculpem os especialistas no assunto que estiverem lendo isto ;P!!!!!) Mas enfim, rola meio que um amor à primeira vista entre Gus e Hazel, e desde o dia em que se conhecem já estão apaixonadinhos um pelo outro! (Ainda bem, não estava a fim de esperar páginas, páginas alimentando expectativas, hehe!).

Bem, o que eu mais achei interessante no livro, e talvez um dos motivos para eu tê-lo lido até o final sem abandoná-lo (fato este bem frequente para mim quando se trata de um livro/filme do gênero) foram as personalidades dos protagonistas. Hazel e Gus são cultos e inteligentes... Eu diria nerds sem perder o estilo, rsrs, característica recorrente em protagonistas de um livro de John Green (é o que dizem. Ainda espero ler os outros livros do autor. Me aguardem). Enfim, os diálogos inteligentes entre o casal, que acontecem muitas vezes através de mensagens de celular, foram os pontos fortes do livro, e o que tornou a leitura bem dinâmica, pelo menos para a minha pessoa. Outra característica bem notável é a ironia dos personagens!!!! A forma com que eles falam das pessoas e dos elementos que os cercam é muito irônica... A final, Hazel e Gus são portadores de câncer muito cientes de que lhes restam poucos anos de vida...

ArtBook

Quanto ao romantismo e aos elementos 'fofinhos' e comoventes do livro: Minha irmã vive falando que eu tenho um coração de pedra... Depois que li este livro e vi a reação das outras pessoas que leram, cheguei a conclusão de o que ela falou era verdade! Não sou de chorar, nem em filmes, muito menos em livros... Não sei se o fato de eu ser do *sexo masculino* influencia nisso, é bobagem...
As partes comoventes surgem principalmente das atitudes extremamente românticas e bem elaboradas do Augustus... A forma na qual ele conquista Hazel é incrível mesmo! Mas li o livro com expressão indiferente... Bem, acho que um bocado de gente deve ter molhado as últimas páginas do livro, porque sim, o final é "lindo", como diz a maioria!

Enfim, eu gostei do livro também porque mesmo retratando um casal de pessoas com câncer, este não era o foco central da história... Hazel e Gus são um casal como outro qualquer... Para os sedentos de fantasia, o livro não viaja muito não, ok? Nada de vampiros, semideuses, lobisomens, fada-do-dente! A Culpa é das Estrelas (aiquetítulolongo) é como uma novela escrita em páginas (ferrou! agora é que os nerds vão perder o interesse, rsrs. Brincadeira, galera! Sabem que amo vocês!). O livro trata do cotidiano de pessoas mesmo... O máximo que acontece de mais fora do dia-a-dia é a viagem que o casal faz à Holando lá pro meio do livro (ops! Spoiler? Acho que não, enfim...). Totalmente recomendável, NÃO SÓ para meninas!! Acho que os garotos podem ler o livro tranquilamente... Não vi nada de muito meloso!

Falou galera, valeuzão pra quem acompanhou a postagem até aqui! Até a próxima postagem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário